sábado, 3 de abril de 2010

ELISEU, O SUCESSOR DE ELIAS

"ELISEU, O SUCESSOR DE ELIAS"


I Reis 19
15. Então o Senhor lhe disse a Elias: Vai, volta pelo teu caminho para o deserto de Damasco; quando lá chegares, ungirás a Hazael para ser rei sobre a Síria.
16. E a Jeú, filho de Ninsi, ungirás para ser rei sobre Israel; bem como a Eliseu, filho de Safate de Abel-Meolá, ungirás para ser profeta em teu lugar.

INTRODUÇÃO
Está mensagem teve um poder impactante em minha vida e como todas as outras postadas na rede de computadores, também teve sua fundamental parcela de colaboração nas vidas das ovelhas na igreja que Deus me colocou a pastorear. Por isso desejo que abra seu coração e deixe a luz da palavra de Deus entrar em ti.
Quero falar de um homem que marcou a história do povo de Deus, amado e respeitado na História do povo Judeu, seu nome é Elisha, ou Eliseu, o profeta, sucessor de Elias. Estes não foram homens que passaram por uma História sem deixarem suas marcas, mas atravessaram um tempo, deixando pegadas e ensinamentos que influenciam todo o povo de Deus ainda nos dias de hoje. Antes precisamos conhecer mais dessas personalidades marcantes.

QUEM FOI O PROFETA ELIAS
Há muito tempo, na cidade de Tisbe, na região de Gileade, local onde ser produzia os melhores azeites, usados em várias tarefas nos afazeres do templo e na vida cotidiana (leia a mensagem AZEITONAS DE JEOVÁ), uma família vivia normalmente até que a matriarca da casa fica grávida, e os dias se passam, chegando perto da hora do nascimento da criança; então os amigos perguntam ao pai, como se chamaria a criança, visto que os judeus muito valorizam este momento, o momento de saber qual nome se daria à criança que nasceria. Então o pai disse: Meu filho se chamara Eliahu, que traduzido é "O Senhor é Deus". Diz à história que ninguém entendeu, pois era costume dar nomes de pessoas da família, e não se tinha história desse nome naquele tempo, mas o pai não voltou atrás e confirmou, meu filho se chamará Eliahu.
Aquela criança cresceu nos ensinamentos do Senhor, se tornando um jovem com ousadia e sabedoria, e ainda nos fala os sábios judeus que Eliahu era de exuberante força física, cabelos longos e de uma voz estrondeante. Então o jovem se torna um homem e tem um encontro com aquele que seu nome com tanta propriedade afirmava ser Deus, o Eterno. Ao receber o chamado sai, vivendo pelos campos comendo mel silvestre e gafanhotos, se vestindo com peles de animais e cingido de uma corda na cintura. Eliahu, que era descendente de Arom, ou Arão, é um dos profetas de personalidade mais forte, uma das figuras mais poéticas da história judaica, e depois de Moisés, é o maior e o mais venerado entre os profetas, segundo Talmud e o Midrash, é um profeta místico, pois aparece misteriosamente na bíblia e da mesma forma desaparece, seu ministério aparentemente foi curto, mas de grande impacto na história do povo de Deus. Eu precisaria de muito tempo para descrever este tão abnegado servo de Deus, mas quero crer que você irá ler a bíblia e buscar mais conhecimento. Viveu na época que a Terra de Israel estava dividida em dois reinos, o do norte - o Reino de Israel - e o do sul - o Reino de Judá. E o rei Ah'av, ou Acabe, filho de Omri, governava Israel (871-852 a.E.C). Este, "fez muito mais para provocar o Eterno Deus de Israel, que todos os outros reis de Israel que o precederam" (Reis I 16:33).
Mas uma coisa me intriga. Elias tinha uma escola de profetas, mas porque o Senhor Jeová, manda que ele ungisse Eliseu para ser profeta em seu lugar, porque não um dos profetas que já haviam aprendido com ele, mas tinha que ser Elisha. Vermos.

QUEM FOI O PROFETA ELIZEU
Discípulo e sucessor de Elias (Eliahu Hanavi), Elliseu (Elisha), que do hebraico significa "Deus é salvação", serviu seu povo por 60 anos, tendo realizado grandes milagres, diferentes dos que quaisquer outros profetas, e o dobro dos realizados por seu grande mestre. Ele teria realizado dezesseis; Eliahu, apenas oito. Diz o Zohar, o livro do esplendor, que "Elisha teve méritos, neste mundo, não igualados por nenhum outro profeta - exceto Moisés". Na verdade, a narrativa da história de sua vida, no Livro dos Reis, é basicamente o registro de uma série de eventos e atos sobrenaturais. Eliseu viveu no Reino de Israel, no século VII antes da era Comum, época turbulenta em que a Terra de Israel estava dividida entre os reinos de Israel, ao norte, e reino de Judá, ao sul. Com a subida de seu mestre aos Céus, cabe a Elisha dar continuidade à missão de fazer Israel entender que Deus é Um e Único e que somente Ele é o Juiz Supremo.
Sua profecia se fez ouvir em Israel, durante os reinados de Ocozias, Jorão, Jéu, Joás e Joacaz. Estava arando o seu campo quando o profeta Elias o chamou. Acompanhou Elias até o final de sua vida, recebendo dele seu espírito profético, simbolizado por um manto. Exerceu um papel importante na história de seu povo, tomando parte ativa nos acontecimentos de seu tempo. Foi sem dúvida um grande homem, uma personalidade forte, influente e de grande habilidade.

POR QUE ELISEU?
Como nos relata a história, Elias tinha uma escola de profetas, que segundo alguns estudiosos eram cerca de dois mil homens, recrutados por possuírem dons diferenciados, e os ajudava a desenvolverem suas habilidades para servirem o reino de Deus na face da terra.
Agora vem o Todo poderoso Senhor Jeová, e diz a Elias que vá ungir um tal de Eliseu, filho de Safat, ou Sefate, para ser profeta em seu lugar. Esta decisão repentina de Deus me levou a fazer algumas perguntas a Ele que resultaram nesta mensagem, "ELISEU, O SUCESSOR DE ELIAS", veja bem:
*Por que Deus não mandou que Elias escolhesse um de seus alunos, para assumirem seu lugar depois de sua subida ao céu?
*Por que Deus escolheria um desconhecido para um papel tão importante?
*Por que Elias não questionou a afirmativa de Deus?
*O que foi que o Senhor viu neste jovem chamado Eliseu?
Vamos ver o que foi que o Senhor Jeová me disse.

ELISEU, O SUCESSOR DE ELIAS
Muitos de nós questionamos a Deus a todo o tempo, fazendo perguntas, como quem não sabe da resposta, parecendo que somos inocentes, tais como:
Porque não sou eu um grande pregador?
Porque não sou eu uma grande cantora?
Por quê? Por quê? Por quê? Por quê? Sempre Por quê.
A bíblia não nos relata sobre a vida de Eliseu antes do encontro com o profeta Elias, mas podemos deduzir que se Deus o escolheu, com toda certeza ele era uma pessoa especial, coisa que devemos entender antes de fazer qualquer indagação a Deus, ainda se levarmos em conta a situação e o momento do encontro.
Mas vejamos as revelações contidas na bíblia sobre este incomparável homem de Deus que marcou a história do povo de Deus. Vamos aprender, ou tentar entender por que Deus escolheu Eliseu.

O PRIMEIRO MOTIVO DA ESCOLHA
Após Deus mandar o profeta Elias ungir Eliseu como seu sucessor, Ele, Jeová, nos relata no versículo 17.
"O que escapar de Jeú, matá-lo-á Eliseu." Isso revela que Eliseu era homem que sabia manusear a espada.
Hoje muitos de nós não sabemos manusear a espada que é a palavra de Deus, não temos tempo para ler a bíblia, e sem conhecermos a palavra do Deus que servimos, jamais teremos vitória sobre nossos problemas, inimigos e medos. Queremos coisas da parte de Deus e mal conhecemos seus desejos, preceitos, projetos.
Famílias estão sendo dizimadas por terem uma bíblia aberta em suas estantes apenas como amuletos de sorte, achando que isso irá livrá-los dos males desta vida, e desta forma provocam risos em satanás e seus demônios, idiotas.
Devemos saber manusear a espada, pois foi com a espada de Deus que o próprio Jesus venceu o diabo no deserto. Devemos buscar na espada do Senhor as revelações contidas no coração de Deus. Pois hoje os pastores estão lendo livros para aprender a arrancar dinheiro dos membros, ao invés de ensina-los que devem dar por amor, e não por troca de bênçãos.

O SEGUNDO MOTIVO DA ESCOLHA
Quando Elias vai até onde Eliseu estava, ele acha Eliseu em uma situação que talvez nunca tivesse achado seus alunos fazendo, trabalhando. Veja o versículo 19.
"E partiu, pois, Elias dali e achou a Eliseu, filho de Sefate, que andava lavrando com doze juntas de bois."
Outro segredo de ter sido Eliseu um escolhido sucessor de Elias, é que ele não era um vagabundo, um desocupado, um vadio, ele estava trabalhando. Muitos se acham escolhido e então ficam em casa esperando que um anjo bata em suas portas e os levem para pregar. Outros não aceitam serem faxineiros na igreja por que se acham bons demais para pegarem na vassoura.
Creio que Eliseu sabia de seu chamado. Sabia que um dia Deus o tiraria, o separaria para uma grande obra, mas mesmo assim Eliseu nunca parou de trabalhar para ter sustento. Eliseu não se aprimorou em arrancar dinheiro de outras pessoas para ter um sustento enquanto seu chamado ministerial acontecia.
Saiba que Deus jamais tem parte com pessoas desocupadas, que ficam de papo pro ar, não ajudam seus pastores a cuidar da igreja, e antes querem lhes derrubar. Por isso levante-se e ache uma junta de bois para que você possa trabalhar enquanto a hora não chega, ou então nunca provará dos milagres de Deus.

O TERCEIRO MOTIVO DA ESCOLHA
Após Elias ter colocado sua capa no moço, Eliseu lhe mostra mais uma vez o porquê Deus o escolheu. Veja o versículo 20.
"Então, deixou ele os bois e correu após Elias,..."
Eliseu não era um jovem apegado às coisas deste mundo, pois ao deixar os bois, que em uma comparação como quem deixasse doze tratores, correu atrás do profeta. Vemos em nossa geração, jovens e adultos que querem servir a Deus, mas não querem deixar as coisas e os vícios deste mundo, pois suas almas estão aprisionadas no mundo dominado por satanás, e não se enganem estes, pois ainda não possuem salvação alguma, mas possuem uma condenação.
Pastores que estão medindo as igrejas pela arrecadação e não pelas almas. Talvez por isso os milagres de Deus não mais se manifestam em nossos meios, assim ficamos a ver navios, pois uma igreja apegada a coisas deste mundo não pode provar das coisas do mundo vindouro.

O QUARTO MOTIVO DA ESCOLHA
Após se mostrar ser um homem que não é apegado nas coisas deste mundo, Eliseu pronuncia uma coisa que com certeza mexeu com o coração de Elias. Veja bem o que sai da boca de Eliseu, no versículo 20.
"... Deixa-me beijar a meu pai e a minha mãe e, então, te seguirei."
Que palavras importantes na vida de um escolhido. Talvez muitos já se esqueceram do primeiro mandamento com promessa, mas Eliseu não. Então eu me pergunto: Como um homem que nunca honrou pai e mãe pode se achar um escolhido, para fazer a obra do Senhor? Ou subir em um púlpito e pregar a palavra de Deus? A estes eu os chamo de mentirosos, netos do diabo.
Essas palavras mostram também que Eliseu era uma pessoa que sabia reconhecer e respeitar as autoridades que estavam acima dele. E venhamos e convenhamos, como é difícil encontrarmos pessoas que respeitam autoridades, heim! Pois é só serem contrariados que saem da igreja, arrastando outros ignorantes e abrem seus próprios ministérios, e acham que Deus se esqueceu da rebeldia. Sem contarmos que ele vai pedir a Elias a autorização, assim reconhecendo a autoridade espiritual.

O QUINTO MOTIVO DA ESCOLHA
As qualidades de Eliseu não param por aí, agora veja o que ele faz antes de sair da casa de seus pais e seguir o seu líder. No versículo 21, podemos ver.
"...E tomou uma junta de bois, e os matou, e, como os aparelhos dos bois, cozeu as carnes, e as deu o povo e comeram."
Eliseu mais uma vez mostra que seu apego não era com as coisas do mundo, mas com as coisas do alto. Então ele pega tudo que servia para se ganhar dinheiro e ter posses e sacrifica. Ao matar os bois e dar um churrasco a seus amigos e sua família, ele estava também mostrando que uma oferta sem amor de nada serve. Não adianta arrancar dinheiro dos fieis, precisamos ensiná-los a dar com amor, sem se preocuparem com a quantia, mas se preocupando com a qualidade do que vão dar.
Este momento mostra que um servo precisa saber se sacrificar e se dar como uma oferta agradável a Deus, pois basta ameaçar chuva, frio, ou outra coisa qualquer, que não vamos para os cultos de adoração a Deus, e ficamos em casa nos enchendo da telinha, e nos contaminando com coisas pequenas.
Voltemos a levantar e dar a Deus um sacrifício agradável ao Senhor.

O SEXTO MOTIVO DA ESCOLHA
Para encerrar nossa mensagem, veremos o sexto motivo pelo qual Eliseu era o escolhido para ser o sucessor de Elias. No versículo 21, vemos a última qualidade de um homem que realmente é escolhido.
"...Então, se levantou Eliseu, e seguiu a Elias, e o servia."
Queremos crescer, mas não queremos aprender.
Eliseu se levantou, porque ninguém pode servir seu Senhor prostrado, mas deve estar de pé contrariando as coisas deste mundo.
Eliseu seguiu Elias, porque ninguém pode andar com seu Senhor e não o seguir de fato, pois então nunca terá sucesso em seu ministério.
Eliseu servia a Elias, existe uma frase que não é minha que diz: "Quem não vive para servir, não serve para viver." Com certeza esta era uma grande qualidade indispensável para um sucessor.

CONCLUSÃO
Está é uma mensagem que todos poderíamos ministrar em um encontro de líderes. Mas aprouve ao Senhor que você se alimentasse dela agora, por isso encha sua alma desta palavra.
Creio que todos precisamos ser um sucessor no ministério do Senhor, por isso quero lhe dizer uma coisa. Não deixe seu líder sozinho, cole com ele, faça como fez Eliseu, deseje ser um sucessor.
Penso que Eliseu já sabia da fama do profeta Elias, e das proezas que ele fazia em honra de Deus, penso que Eliseu tinha em seu coração o desejo de ser um profeta, penso que Eliseu já era um verdadeiro crente antes de ser chamado por Deus. Agora cabe a cada um de nós desejarmos ser um sucessor do grande profeta, JESUS.

O LOUVOR FAZ UMA TRANSFUSÃO CELESTIAL EM NÓS

Há muitas ocasiões em que é mais importante louvar a Deus do que continuar pedindo. O louvor faz com que seus olhos se desviem da batalha para a vitória, pois Cristo já é Vencedor, e você tem o Vencedor em seu coração a fim de que possa ter a Sua vitória na sua vida e na sua oração. Normalmente, toda oração deve começar com louvor (Sl 100:4).

O Espírito Santo frequentemente quer guiá-lo do fardo da intercessão para o louvor vitorioso. Levar o fardo é bíblico, mas o louvor o é ainda mais.
Você já pensou que as suas respostas de Deus às suas orações são “às vezes demoradas porque você não o louva suficientemente?” Você já pensou que montanhas de problemas permanecem às vezes porque você deixou de louvar ao Senhor?
Você sabia que pode geralmente afugentar satanás mais depressa pelo louvor do que por qualquer outra maneira, a não ser que seja pela ordem da fé? Ou que a ordem de fé está frequentemente ligada a uma bagagem de louvor? Você sabia que é possível remover a depressão através do sacrifício da oração perseverante? O louvor penetra a escuridão, remove obstáculos antigos, e faz fugir os demônios do inferno.

Existem três níveis de louvor que podem abençoar sua vida e acrescentar eficácia a sua oração:
(1) louvar pelo que Deus fez,
(2) louvor pelo que espera que Deus faça,
(3) louvor por quem Deus é. Tal louvor não representa apenas adoração valiosa mas guerra espiritual poderosa.

Como Deus Usa o seu Louvor
O louvor renova as suas forças. Esperar em Deus renova você espiritualmente e também fisicamente (Isaías 40:29-31). Louvar a Deus é ainda mais eficaz do que a oração para refrescar, reanimar a capacitar você. Todo cristão experimenta às vezes uma sensação de secura espiritual. Depois de uma batalha espiritual surge quase sempre um cansaço mental e emocional. Precisamos repetidamente de uma emanação do Espírito.
O louvor traz uma mudança de disposição. O louvor abre um poço artesiano de fé e alegria. O louvor é um dos meios usados por Deus para sua renovação interior (II Coríntios 4:16, Salmo 103:1-5). Quando você é sincero em seu louvor a Deus, o louvor é santo, agradável a Deus e poderoso.

Você terá muito mais força espiritual se incluir o louvor em seu andar diário com o Senhor. Você será mais forte fisicamente se fizer do louvor a Deus uma parte de seu estilo de vida.
Quando louva o Senhor, as preocupações vão embora. O louvor afugenta a frustração, tensão e depressão. O louvor espanta a escuridão e acende a luz de Deus. O louvor clareia a atmosfera dissipando as sugestões de dúvida, crítica e irritação provenientes de satanás. O louvor faz uma transfusão celestial em você.

O louvor clareia sua visão. satanás tentará introduzir a perspectiva de em sua mente antes que você tome consciência disto. ele se compraz em pintar as coisas negras. ele aumenta os montes, transformando-os em montanhas, escurece o seu céu, e faz com que as dificuldades pareçam impossibilidades.
ele quer que você faça uma avaliação pessoal errada. ele acusa você de não ser importante para Deus, fraco demais para ser usado por Deus, e um fracasso. ele faz com que as forças do mal pareçam maiores, mais sábias e mais fortes do que realmente são.

Comece a louvar a Deus e você poderá anular as sugestões de satanás. Louve a Deus e o Espírito Santo irá clarear sua visão as perspectivas de satanás são sempre enganosas. Ele quer que você veja apenas parte do quadro. Louve o Senhor e o Espírito Santo começará a dar-lhe a perspectiva do céu. O louvor reduz o diabo ao seu tamanho apropriado e ajuda você a reconhecer a falsidade e vazio de seu embuste.
O louvor dá a você a visão do Espírito Santo, de como Deus vem operando e como a resposta de Deus está próxima. O louvor levanta você da poeira da batalha e permite que olhe para ela da perspectiva de Jesus, enquanto Ele se acha sentado “a destra do Pai”. O louvor mostra a mentira das afirmações de satanás e faz com que você veja o que os anjos de Deus vêem.

Você ficaria surpreso ao saber como a oração é prejudicada pela vida egoísta dos cristãos. A carnalidade impede que milhares de orações subam mais alto que o teto.
“Se eu no coração comtemplara a vaidade (pecado), o Senhor não me teria ouvido” (Salmo 66:18).
Os pensamentos pecaminosos, atitudes carnais, e egocentrismo destróem o poder da oração. Eles fecham o ouvido de Deus para nossas palavras de desejos.

A escritura fala muitas vezes de pessoas orando e Deus não as ouvindo. Segundo Tiago, nossa relação com Deus deve ser verdadeira e nosso motivo puro para que Deus possa ouvir-nos (Tiago 4:3).
O orgulho anula muitas orações (Tiago 4:6). Uma atitude de crítica, falta de perdão e amargura oculta no íntimo, bloqueiam a oração.

Se você quiser que suas orações sejam respondidas, permita que o Espírito Santo o purifique (Tiago 4:6-10).
Você pode ser preservado em pureza pelo espírito de louvor. Quando satanás vier com essas sugestões, purifique seus pensamentos através da oração. O louvor desvia os seus olhos da sua própria pessoa para Jesus. O louvor faz desaparecer o negativismo, a auto-piedade, o egocentrismo e o começo da auto-idolatria.
O salmo 50:14-15 sugerem que em sua hora de dificuldade, um sacrifício de ações de graças é o prelúdio apropriado para a sua oração pedindo livramento. Em outras palavras, o louvor torna a sua petição mais eficaz.
Deus já fez tanto por nós, coisas que no geral agradecemos inadequadamente que o louvor em adoração aquece o coração dEle e prepara o caminho para resposta.

O louvor multiplica a sua fé. Quando você começa a louvar o Senhor, o foco de sua atenção se desvia da complexidade do problema para a suficiência dos recursos de Deus, da urgência da sua necessidade para o poder do Senhor em satisfazer essa necessidade. Ao louvá-lo, você começa a lembrar como Ele o ajudou em outras ocasiões e sua fé se eleva cheia de esperança.
Você passa a apropriar-se da disponibilidade e vontade de Deus em ajudá-lo agora. Quanto mais louva tanto menor parece a montanha que está enfrentando à luz da grandeza de Deus.

O louvor eleva seus olhos para Jesus e quase inconscientemente você lança o seu fardo sobre o Senhor (Salmo 55:12). O louvor serve para você compreender como satanás e seus ajudantes demoníacos são comparativamente insignificantes, como eles já foram completamente derrotados e se tornaram medrosos por causa do Calvário.
O louvor dá coragem a você para levantar-se em nome de Jesus e repreendê-los. O louvor não é só meio de multiplicar a sua fé, mas também uma evidência dessa fé.
O louvor une você em espírito com os anjos. As batalhas espirituais são ganhas no mundo invisível pela oração e pela assistência ativa dos anjos de Deus que foram designados para ajudar você (Hebreus 1:14). Gabriel disse a Daniel que ele e Miguel tiveram de vencer espíritos malignos inimigos antes de poderem transmitir resposta à oração de Daniel (Daniel 10:12-13).

Os anjos se alegram muito em louvar e adorar a Jesus. Quando você começa a louvar a Deus, os anjos parecem reunir-se à sua volta e unir-se a você em seu louvor e alegria. Você não os vê, mas eles estão ali. O céu parece muito próximo quando você louva. Deus e seus anjos ouvem e se agradam.
O louvor afugenta satanás. satanás e seus demônios temem a presença e autoridade de Jesus. eles sabem que Jesus pode enviá-los a qualquer tempo para o lago de fogo, que será sua condenação final. O medo deste castigo e a presença santa de Jesus os tortura (Mateus 8:29).

Louvar Jesus faz com que os exércitos demoníacos fujam. Espere que satanás fuja de você (Tiago 4:7). Lutero disse certa vez: “Vamos cantar um hino e aborrecer o diabo”. Quando a batalha contra satanás parecer infindável e quase desesperada, comece a louvar a Deus e os exércitos de satanás fugirão.
Louvamos a Deus algumas vezes e ocasionalmente durante a oração. Vamos louvá-lo cada vez mais. Usamos a oração para adorar o Senhor; comecemos a usá-la para derrotar o diabo.
Além dos outros resultados esplêndidos, vale a pena louvar o Senhor só por causa das benção que você vai sentir em seu coração. O louvor é, porém, a artilharia pesada do cristão; o louvor é mais eficaz na guerra espiritual do que a bomba atômica na militar. O louvor é a estratégia para a vitória.

Como Louvar a Deus Você pode louvar a Deus na solidão de sua alma, sem que ninguém mais saiba.
Comece seu dia no escritório com louvor silencioso. Entre numa casa, ao fazer uma visita evangelistica, louvando Jesus em seu coração. Se outros estiverem aconselhando alguém na sua presença, você pode repetir em silêncio o nome de Jesus em louvor e adoração. Ao sentar-se ao lado de alguém que sofre no hospital, pode louvar silenciosamente o Senhor até que a presença de Deus esteja próxima e talvez até seja sentida pelo paciente. Quantas vezes é adequado louvar Jesus desta forma!

Embora o louvor deva inundar o mais íntimo do seu ser (Salmos 103:1) possa ser cantado no seu coração (Salmos 30:12), ele deve ser também expresso em público (Salmos 35:18), na presença de outros (Salmos 34:3). O louvor deve ser declarado (Salmos 9:14), cantado (Salmos 33:1), anunciado com alegria (Salmos 33:3; 71:23), expresso com música (Salmos 92:1), e com lábios e a boca.
“Bendirei ao Senhor em todo o tempo, o seu louvor estará sempre nos meus lábios” (Salmos 34:1).
“Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome” (Hebreus 13:15).

O louvor pode transformar a sua vida diária. O louvor pode transformar a sua vida de oração. O louvor pode acelerar a vitória em suas batalhas de oração. Não existe subistituto para o louvor. O louvor dá honra a Deus. Proporciona alegria aos anjos e amedronta qualquer espírito que possa estar por perto. O louvor clareia a atmosfera, lava seu espírito, multiplica a sua fé e reveste você com a presença e poder de Deus.
“Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga ao Seu Santo Nome” (Salmo 103:1).


O LOUVOR E A EXPRESSÃO DE JESUS NO CORPO DE CRISTO HEBREUS 2:12


AGUARDEM! EM BREVE UM ESTUDO PROFÉTICO SOBRE O TABERNÁCULO DE DAVÍ.
Estamos buscando aprender a exercitar a verdadeira adoração e o verdadeiro louvor que era expresso no tabernáculo de daví,creio com toda certeza que esta unção que reçebemos atravéz do ministério da Pr.nazaré é uma revelação para estes dias,em uma hora em que a música cristã tem se tornado algo comum, DEUS está levantando aqueles que estão no seu propósito para não se contaminarem com este tipo de musica que atende apenas a necessidade do homem e se esqueçe de DEUS.

--------------------------------------------------------------------------------

A MÚSICA E O ESPÍRITO DO PROFETA

A Música e o Espírito do Profeta
ANTES DE ENTRARMOS NESTE ESTUDO E IMPORTANTE DEIXAR CLARO QUE AQUI EU FALO SOBRE LOUVOR E NÃO SOBRE ADORAÇÃO QUE E A BASE PARA O VERDADEIRO LOUVOR.
TODO MÚSICO QUE TEM ESTE CORAÇÃO DE ADORADOR ENTENDERÁ AS PALAVRAS DESTE ESTUDO.

Há se tomássemos todos os textos que falam de música e cânticos! Os Salmos são inesgotáveis, neles a natureza inteira canta a sua própria redenção. Apocalipse é uma sinfonia cósmica da vitória e glória do Cordeiro, Aquele que é digno! Vejamos, porém, alguns textos e descubramos coisas tremendamente práticas.
1 Samuel 16:23
Um espírito maligno atormentava a Saul e só sentia alívio quando Davi tocava a harpa para ele. O ministério de música espanta demônios e cura a alma.
2Reis 3: 14-18
Eliseu era um grande profeta, mas nesta ocasião ele não tinha nada para falar. Ele precisava que o Espírito de Deus viesse sobre ele, e isto aconteceu quando o harpista tocava..O ministério de música trouxe o Espírito de Deus sobre o profeta e então pode ele profetizar a vitória de Israel sobre os moabitas. Quando temos música ungida o espírito de profecia vem sobre a igreja.
1 Crônicas 15: 16-22
A enorme relação de nomes nesta passagem é para mostrar que o ministério da música era uma coisa definida. Havia levitas definidos para cada área e eram escalados por nome para cada função. O ministério da música não era uma coisa vaga ou improvisada; era bem organizado e planejado.
Os levitas eram encarregados desse ministério e tinham um "chefe", Quenanias, que era "entendido" para dirigir os louvores (v.22). Hoje Deus quer levantar "entendidos" no ministério de música para restaurar o louvor na sua casa.
1 Crônicas 25: 1-7
Davi considerou o ministério de música tão importante que envolveu até os capitães do exército! Os capitães o ajudaram a separar certos levitas para o ministério de cânticos e louvores na casa de Deus.
Por que capitães? Porque a música é ligada com as guerras do Senhor. A música dos levitas tangedores traz o som celestial que dá a vitória sobre os inimigos e suscita fé e coragem nos exércitos de Deus.
Note-se a ligação entre profecia e música enfatizada várias vezes nesta passagem: " ...para profetizarem com harpas, com alaúdes, e com címbalos " (v.1). " ...a cargo de Asafe, que profetizava sob as ordens do rei " (v.2). " ...seis, a cargo de seu pai, Jedutun, que profetizava com harpa... " (v.3). " ...filhos de Hemã, o vidente do rei... "(v.5).
O ministério de música era bem organizado e estruturado. Cada um estava no seu devido lugar de submissão e autoridade. Os levitas eram "instruídos" no canto ao Senhor, eles estudavam música e aperfeiçoavam a técnica para tocar e louvar. Isto é necessário para a Igreja hoje também. Os levitas tangedores precisam ser instruídos a fim de que o Espírito tenha pessoas preparadas e aperfeiçoadas para expressar a sua melodia. Isto é uma base para o espírito de Deus se mover em profecia.
2 Crônicas 29: 25-31
Ezequias era um rei reto que queria restaurar o culto de Deus. Para restaurar a música ele estabeleceu os levitas segundo a ordem que Davi tinha instituído. Esta ordem não tinha se originado com Davi mas veio do Senhor para Davi através dos seus profetas (v.25). Foi o próprio Deus que quis um ministério contínuo de música na sua casa.
Tudo estava preparado, os levitas estavam em pé com os instrumentos de Davi e os sacerdotes com as trombetas (v.26). O holocausto, que representa Cristo, o sacrifício perfeito, estava em ordem. Ezequias ordenou que colocassem fogo no sacrifício. Então a fumaça e um cheiro suave começou a subir. Nesse instante começou também o cântico do Senhor com as trombetas e o som dos instrumentos. E toda a congregação se prostrou em adoração.
Este momento foi uma figura da restauração final da casa de Deus. A revelação do perfeito sacrifício de Cristo será restaurada juntamente com música dos céus cantada e tocada por pessoas separadas para isto. Ai, então, toda a congregação, toda a igreja, será levantada a uma perfeita adoração que profetiza a redenção da criação!!
1 Coríntios 14: 15
Assim como podemos orar no espírito e com o entendimento, podemos também cantar nos espírito e cantar com o entendimento. Há momentos que é para cantar e tocar músicas preparadas, escritas, e cantadas regularmente na igreja. Há outros momentos em que é para cantar no Espírito, espontaneamente, o que vem de um coração apaixonado por Deus. Seja no Espírito, seja com o entendimento, precisamos ter a unção e a presença de Deus no ministério de música. Deus não se agrada de mero profissionalismo, apresentações, e mera técnica humana. Sem o Espírito Santo a música não tem valor para Deus.
Efésios 5: 18-21
Paulo relacionou o vinho com o Espírito Santo porque embriagar-se com vinho é semelhante a ficar cheio do Espírito Santo. O mundo procura o vinho para se esquecer dos seus problemas e entrar num falso estado de euforia e alegria. Quando entramos no Espírito nós também ficamos acima dos problemas e experimentamos a real alegria.
Interessante é notar que encher-se do Espírito e cantar no Espírito nos ajuda a submeter-nos uns aos outros, o que por sua vez nos enche mais do Espírito. Um dos segredos para a submissão, indispensável para a manifestação de Deus no corpo de Cristo, é cantar e embriagar-se no Espírito!! A música que o Espírito coloca em nosso coração, quando expressada, tem poder para nos curar e nos dar a paz indispensável para um espírito submisso que flui num cântico profético de redenção

A MÚSICA E A LIBERTAÇÃO DA CRIAÇÃO

Música e a Libertação da Criação
- No princípio os anjos cantaram de alegria ao ver tudo ser criado por Deus.
- Tudo foi criado por Ele para manifestar sua sabedoria, poder, glória e magnificência.
- Agora no fim, os escolhidos dentre os homens cantarão de júbilo ao ver todas as coisas criadas voltarem para Deus.
- O propósito eterno de Deus será realizado e seus filhos entrarão na glória.
- O pecado e a queda só servirão para, no fim de tudo, tornar a glória de Deus muito mais gloriosa.
- O ato de Deus ter criado todas as coisas é estupendo e maravilhoso, mas, o fato d’Ele receber tudo de volta, torna esse ato duplamente estupendo e maravilhoso.
- É esse o teor da música profética, como de harpistas que tangem diante do trono (Ap. 4:11).
O Cântico de Libertação da Criação
- A Bíblia é um cântico de libertação da criação.
- O Salmo 96 é uma profecia da libertação da criação através da música.
O Início do Processo (Sl 96)
- Tudo começa com um cântico novo dentro do nosso ser.
- Como podemos anunciar entre as nações a glória do Senhor? Através do cântico novo que libertará o nosso interior.
- Este cântico novo flui diante do trono, isto é, diante de uma visão de Deus no seu santuário (vv. 4-9).
- Contemplar Deus cheio de força e formosura (v. 6), cura o nosso coração e passamos a transbordar em cânticos e música.
- Como os anjos, não conseguimos mais nos conter
- Começamos a anunciar através da música profética a glória e beleza do nosso Deus e a restauração de todas as coisas.
A Continuação do Processo
- Proclamamos Através da música profética que os fundamentos do mundo serão restabelecidos e não mais vacilarão.
- Proclamamos que os fundamentos foram firmados no início e por isto os anjos cantaram na criação.
- Proclamamos que os fundamentos foram abalados e se tornaram vacilantes por causa do pecado,
- Mas proclamamos agora, através de um novo cântico que brota do coração curado de um povo que enxerga o reino invisível e inabalável: “os fundamentos do mundo voltarão a ser firmes e seguros novamente porque a terra está cheia da Sua glória!”
- É linguagem profética do trono transferida para a terra. Há uma ligação entre a libertação da criação e a música!
- E os anjos estão ai, perto de nós com seus instrumentos para ajudar-nos neste ministério que começa primeiro com um cântico novo curando o nosso coração (Sl. 96: 1-4), para depois se alastrar por toda a terra.
A Criação Começa a Ser Liberta
- Nos versos 11-13, toda a criação começa a ser liberta por um cântico profético diante da iminente vinda do Senhor para julgar todas as coisas e estabelecer a plenitude do Seu reino.
- Como no salmo 148, tudo no céu, na terra e no mar, participa deste louvor. Mas tudo começa diante do trono com a visão de Deus no seu santuário que faz brotar um cântico novo no meio do Seu povo,
- Este povo passa então a cantá-lo para todas as nações e todos os habitantes da terra. - Desta vez não é só a música dos anjos na criação, mas de toda a criação pela sua restauração.
- Um cântico novo vindo do trono encherá a terra preparando-a para a vinda do Senhor, Toda a criação irromperá em um hino de louvor pela chegada de uma realidade pela que por muito tempo gemeu. (Rm 8. 19-22)
O Cântico da Criação Redimida
- Será através da música!!! Através da música toda a criação apresentará o Rei que fará novas todas as coisas
- A criação entoará o cântico cósmico: “Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó portais eternos, para que entre o Rei da Glória. Quem é o Rei da Glória? O SENHOR, forte e poderoso, o SENHOR, poderoso nas batalhas. Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó portais eternos, para que entre o Reis da Glória. Quem é esse Rei da Glória? O SENHOR dos Exércitos, ele é o Reis da Glória!”
E os anjos estão ai, querendo se aproximar de nós com seus instrumentos para ajudar-nos neste ministério que começa primeiro com um cântico novo curando o nosso coração, para depois se alastrar, proclamando que toda a terra está cheia da Glória do SENHOR!!

O TABERNÁCULO DE DAVÍ

:: O TABERNÁCULO DE DAVI ::
Em determinado momento da história, DEUS decidiu mudar o Seu Culto. Até aquele momento toda cerimônia no Tabernáculo de Moisés apontava para a sombria situação do homem e a necessidade de um Salvador - Jesus o Cristo. Mas DEUS decidiu mostrar um pouco da festa que é o céu. Para isso, Ele precisava de alguém que O entendesse, que tivesse intimidade com Ele, que fosse, enfim, um Adorador.
DEUS olhou para a terra e viu um jovem que na companhia de suas ovelhas, dedilhando seu instrumento, declarava " O Senhor é meu Pastor, nada me faltará ... O Senhor é a minha luz e a minha salvação, a quem temerei ? ..." .
DEUS ouviu o testemunho das pessoas que sobre ele diziam "sabe tocar, é valente guerreiro, fala bem, é de bela aparência e DEUS está com ele" (I Sm 16.18).
DEUS viu Davi conduzir Seu povo numa celebração sem medida, cheia de júbilo, cânticos, instrumentos variados feitos pelo próprio Davi e ... danças - I Cr 13.8 e I cr 34.5.
Enfim, DEUS mesmo podia dizer a respeito de Davi "ele é um homem segundo o Meu coração" (Atos 13.22 / I Samuel 13). Ele finalmente tinha achado um verdadeiro Adorador, aquele que tinha condições de estabelecer Seu novo Modelo de Culto na terra : DAVI.
Então, através dos seus profetas, Gade e Natã, Suas ordens foram transmitidas e colocadas em prática pelo Rei Davi.
:: Estrutura do Culto no Tabernáculo de David ::
Como os levitas não mais teriam que transportar o Tabernáculo, foram reagrupados em funções tais como Administradores, Oficiais e Juízes, Porteiros, Sacerdotes e Ministros de Música, entre outros. ( I Cr 23 a 26).

MINISTROS DE MÚSICA
Davi separou 3 famílias levitas para "ministrarem continuamente perante a Arca do Senhor" (I Cr 16.37 ) e "estarem de pé cada manhã, para agradecimento e exaltação a DEUS, e assim também à tarde". I Cr 23.30

Suas tarefas eram LOUVAR a DEUS com instrumentos ( I Cr 23.5), PROFETIZAR dando graças e louvores a DEUS ( I Cr 25.3), TOCAR exaltando o poder de DEUS (I Cr 25.5) e FAZER PETIÇÕES ao SENHOR (I Cr 16.4).

Ministravam em TURNOS, eram dirigidos pelo patriarca de suas famílias, os quais se submetiam ao Rei Davi. Aqueles que eram peritos nos instrumentos ou canto tinham discípulos e por eles eram responsáveis.

As funções existentes eram Líderes, Mestres, Instrumentistas, Cantores, Regentes e Compositores.
Deles era exigida Santificação, qualificação para as suas funções, dedicação e submissão. (I Cr 25.8)
Davi também estabeleceu as seguintes Expressões de Adoração, Celebração e Louvor dentro do Culto
· Cânticos : Sl 119.54 "Os teus decretos são motivo dos meus cânticos"; II Cr 29.28; Sl 35.27 - Salmos : I Cr 25.1; Sl 47.6
· Cânticos espirituais : Cl 3.12
·Ações de Graças : Sl 100.4; Sl 70.30
· Expressões de Júbilo: Sl 89.15 "Bem-aventurado o povo que conhece os vivas de júbilo"; Sl 87.7 "Todos os cantores saltando de júbilo entoarão : Todas as minhas fontes são em ti" ; Sl 126.2; Sl 132.16
· Gritos : Sl 42.4 "entre gritos de alegria e louvor"
· Palmas : Sl 47.1
· Mãos levantadas: Sl 134.2
·Instrumentos: Sl 150.3-5
· Danças e Saltos . Jr 31.13 diz "Então a virgem se alegrará na DANÇA e também os jovens e os velhos; tornarei o seu pranto em JÚBILO e os consolarei; transformarei em REGOZIJO a sua tristeza."; II Sm 6.14; Sl 149.3 e Sl 150.4. Antes de Davi somente as mulheres dançavam - Ex 15.21 e I Sm 18.6-7
· De pé, encurvado, de joelhos, prostrado: Sl 95.6; Sl 99.5,9
· Cortejo ; Sl 68.24 "Viu-se, ó DEUS, o Teu CORTEJO... os cantores iam adiante, atrás os tocadores de instrumentos de cordas, no meio as donzelas com adufes"
· Bandeiras : Sl 20.5
· Festas : Sl 118.27

DEUS é o exemplo maior pois "conduziu com alegria o seu povo, e com jubiloso canto os seus escolhidos" - Sl 105.43
DEUS também é a fonte de inspiração. Ne 12.43 "... pois DEUS os alegrara com grande alegria" - também em Is 56.7
Estas expressões foram praticadas pelo próprio Rei Davi "com todas as suas forças" (II Sm 6.14) e desta maneira deve ser ainda hoje.
Lendo os Salmos, podemos perceber a intimidade dos compositores e a ênfase que eles dão à celebração, ao louvor, ao regozijo, à alegria, à Palavra, à exaltação ao DEUS Todo Poderoso, ao tributo, à proclamação de todos os Seus feitos.

:: O Corpo de Cristo e o Tabernáculo de David::
O Tabernáculo de Davi permaneceu mais ou menos durante 40 anos. Quando Davi trouxe a Arca do SENHOR de volta, não a levou para o Tabernáculo de Moisés, no monte Gibeom, mas para o Monte Sião, em Jerusalém, cidade onde ele morava e onde tinha mandado os levitas levantarem uma Tenda sem véu onde a Arca foi colocada (I Cr 13 a 16 e II Sm 6.17-19). A partir daí temos dois Tabernáculos: o de Moisés onde os sacerdotes faziam sacrifícios de animais, onde a presença do SENHOR era simbolizada pela Arca; o de Davi, onde os Levitas ministravam diante da presença do SENHOR, sem sacrifícios sangrentos, mas com sacrifícios de Louvor, de Ações de Graças, de Júbilo, em Adoração contínua "porque a Sua misericórdia dura para sempre" como cantou Davi muitas vezes.
A relação entre o Tabernáculo de Davi e a Igreja está declarada em Hb 12.22-23 "Mas tendes chegado ao Monte Sião e à cidade do DEUS vivo, a Jerusalém celestial... e a igreja dos primogênitos... e a JESUS, o mediador de Nova Aliança e ao sangue da aspersão...
E também em At 15.15-18, que repete a profecia de Amós 9.11 que diz: "Naqueles dias levantarei o Tabernáculo caído de Davi, repararei as suas brechas; e levantando-o das suas ruínas restaurá-lo-ei como fora nos dias da antigüidade... para que os demais homens busquem ao Senhor, e todos os gentios sobre os quais tem sido invocado o Meu Nome, diz o SENHOR que faz estas cousas conhecidas neste século."
:: Conclusão ::
Os princípios são os mesmos do tempo de Davi.
A aplicação pode variar de congregação a congregação, bastando serem buscadas em DEUS.
O Espírito Santo tem levado o Seu povo a provar as delícias e as maravilhas da presença do SENHOR, com manifestações maravilhosas de Sua alegria e júbilo. Aleluias !
Os dirigentes, músicos e cantores passam a ser "Ministros", ou sejam, pessoas escolhidas por DEUS para O servir com seus instrumentos e vozes em particular, continuamente e diante da congregação, onde servem ao povo também, quanto o conduz à presença de DEUS através das muitas formas de adoração, profetizando sobre a Igreja, levando-a ao quebrantamento, à consagração, à celebração e por fim à adoração Àquele que Era, que É e sempre Será - o DEUS ÚNICO e VERDADEIRO - a ELE toda glória, honra e adoração. Aleluias !


Mas vem a hora, e já chegou, quando os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em Espírito e em Verdade; porque são estes que o Pai procura para Seus adoradores. DEUS é Espírito e importa que os Seus adoradores O adorem em Espírito e em Verdade. Jo 4.23-24
E preciso que tenhamos uma nova revelação nestes dias,todos que foram chamados para o ministério levítico pois DEUS esta manifestando uma unção de música profética que estará desencadeando a restauração no corpo de cristo,o julgamento de príncipados e potestades, a prosperidade do povo de DEUS e a manifestação víndoura do Reino De DEUS na terra e para que isso aconteça agora na igreja precisamos seguir o desenho de DEUS que é termos uma vida de comunhão com ELE e com o Corpo.NUM:21:10-18
A revelação do perfeito sacrifício de Cristo será restaurada juntamente com música dos céus cantada e tocada por pessoas separadas para isto. Ai, então, toda a congregação, toda a igreja, será levantada a uma perfeita adoração que profetiza a redenção da criação!!

WELCOME TO SITE

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu filho unigênito para que todo aquele que n'Ele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3:16)

"Chamo de virtude adorar Deus, ajudar e amar todos os nossos semelhantes e buscar o bem fazer sempre que se possa